sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ANIVERSÁRIO DO GRUPO ESCOTEIRO PRÍNCIPE DE JOINVILLE


"A idéia de homenagear Joinville deu origem ao nome do Grupo Escoteiro.
Dr. Nilson Wilson Bender, então Prefeito de Joinville, apoiou a fundação de um Grupo Escoteiro, sob os auspícios da Prefeitura Municipal de Joinville, por sugestão do fundador do Grupo, Chefe Paulo dos Reis.
Um folheto de promoção, patrocinado pela Indústria de Refrigeração Cônsul dizia na capa "Seja Você também um Príncipe" e no interior dava as informações para inscrição dos candidatos a escoteiros.
A sede foi montada nas dependências da Prefeitura, com tapetes e cortinas brancas de renda até o chão. Uma sede digna de "Príncipes".
O Grupo foi oficialmente fundado na semana da Pátria em setembro de 1967. A cerimônia constava das atividades da Semana da Pátria, de modo que todas as autoridades locais estiveram presentes.
A chefia era composta de 5 pessoas, a maior chefia em um grupo, só com tropa de escoteiros na época.
Antes da promessa, a preparação do pessoal foi feita rigorosamente dentro dos padrões da Insígnia da Madeira. Na época, o fundador do Grupo, Professor Paulo dos Reis, era o único possuidor da Insígnia da Madeira no Paraná e Santa Catarina.
O Grupo Escoteiro teve como primeira sede uma sala nas dependências da Prefeitura Municipal de Joinville, que fazia frente para a Rua Pe. Carlos e fundos para a entrada do então “Galpão da Catedral”, com acesso pela Travessa São José (hoje Av. JK). Quando terminou o mandato do Prefeito Bender, sem continuidade no apoio, a Tropa Escoteira mudou-se para a Rua Dr. Roberto Kock, em um terreno emprestado, onde havia uma casa de madeira que servira, até então, para o Distrito Bandeirante que havia encerrado suas atividades. A Alcatéia foi deslocada para uma pequena casa na entrada do “Galpão da Catedral”, que havia sido construída para que o IBGE coordenasse na cidade o recenseamento que ocorreu no começo dos anos 70.
Quando essas sedes ficaram sem condições de uso, em 1974 e 1975, a Tropa Escoteiro usou, durante um tempo, as instalações da Associação Catarinense de Ensino, e a Alcatéia um espaço no Colégio dos Santos Anjos. Em 1976 o Grupo Escoteiro mudou-se para o seu atual endereço, na Rua Corupá, que foi doado pelo Prefeito Pedro Ivo Campos, e onde, aos poucos e com o esforço de muitos, foram construídas as instalações que hoje possuímos.
Hoje o Grupo Escoteiro Príncipe de Joinville é uma instituição consolidada, com um efetivo em torno de 150 membros, e que consegue manter um corpo de adultos voluntários, como pais, dirigentes ou chefes, preparado e disponível para o desempenho de suas obrigações. O Grupo Escoteiro soma-se aos demais Grupos Escoteiros da União dos Escoteiros do Brasil para oferecer o Método e o Programa Educativo do Escotismo aos jovens de Joinville"
Fonte www.principe.org.br
1986 

  
1979

Nenhum comentário:

Postar um comentário