sábado, 23 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO

No Movimento Escoteiro, aprendemos a fazer fogueiras, e com o tempo aprendemos que este fogo não se apagará nunca, porque ele é alimentado pela vontade do espírito guerreiro que está presente em cada um, e que sempre buscar ser melhor a cada dia. Espírito este que é incapaz de deixar um irmão para traz mesmo nas situações mais difíceis. Aprendemos também a construir pioneirias, que, se olhadas a grosso modo são apenas várias madeiras amarradas com sisal, mas o verdadeiro escoteiro, vê cada madeira como um irmão escoteiro, que juntos formam algo muito grande e muito firme,como uma barraca suspensa, inabalável.

Vemos, que cada fio de sisal representa um dia juntos, uma nova aventura que nos deixa unidos, e cada vez mais fortes. Uma coisa que aprendemos desde cedo é a fazer nós e amarras. Cada pessoa que chega, é como um nó que nunca mais iremos desatar, e assim, se tornará um irmão, que será único, como cada um dos que já estão presentes. Ah! Também temos muitos jogos, nos quais aprendemos a confiar nos outros até de olhos fechados. É na hora da competição que você percebe quem realmente se preocupa com você, é nessa hora que aparecem os verdadeiros líderes, aqueles que nunca deixam para traz nenhum elemento de sua patrulha, é nessa hora que se separam os fortes dos fracos, não na força física, mas na força de espírito, na vontade de vencer.

É essa a hora de dar a mão a quem precisa, ou de permitir ser ajudado. É no jogo também, que aprendemos a nos esforçar o máximo para chegarmos em primeiro lugar, e é no jogo que aprendemos uma das coisas mais importantes, que é valorizar o outro, valorizar o esforço do outro. Porque, mesmo dando o nosso melhor ele conseguiu nos superar. Aprendemos, que o desafio pode ser muito grande, mas a nossa vontade de vencer é muito maior, e por isso não podemos desistir nunca.

Entre uma atividade e outra, aprendemos várias músicas, que servem para descontrair e extravasar nossa alegria. Para quem não é escoteiro pode parecer sem nexo, mas para nós o que menos importa é a letra. Espero que as pessoas que, infelizmente, não têm acesso ao mundo maravilhoso dos escoteiros, com esse pequeno texto, possam entender um pouco o que é isto, e não ficarem rindo quando alguém falar que é um escoteiro, não por não gostar, mas por não saber do que se trata o escotismo.

GE Baleia, Minas
 

Um comentário:

  1. Prezados amigos
    Visitei o blog, achei muito bom e espero que continuem assim. Noticias interessantes e de grande utilidade.
    Parabéns
    chefe Osvaldo

    ResponderExcluir